Páginas

quinta-feira, 31 de março de 2011

"Sob o império da bobagem"

"No conto 'A muralha e os livros', do escritor argentino Jorge Luis Borges, ele nos fala de um imperador chinês chamado Che Huang-ti, que mandou queimar todos os livros antes dele e que ordenou também a construção da Muralha da China. Queria dar inicio à história a partir dele e, consequentemente, apagar o passado. Nenhum registro do passado, como se nada houvesse ocorrido. Tudo começa a partir dele e a muralha é uma espécie de extensão do próprio ego. A partir desse breve apanhado do texto de Borges, ocorreu-me falar de um império imposto hoje à sociedade: o império da bobagem. Se o imperador chinês achou por bem dar fim aos livros para aniquilar a história, o distanciamento dos livros, a não leitura e a não recorrência provoca, a meu ver, determinado aniquilamento dos livros, consequentemente, da nossa história." [Leia mais]

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro José Jonas,

Fiquei curioso e passei por aqui, pois teus comentários em outros blogs me achamaram a atenção, pela qualidade das opiniões e a facilidade da boa escrita.
Parabéns pelo blog e continue com esse pensamento objetivo e qualificado sobre a vida e o mundo.
Talvez você não me conheça, mas deixo um abraço para seu pai, que posso dizer que tenho amizade e fez parte da minha aprendizagem profissional. Tudo de bom.

Zé Wilson

José Jonas disse...

Zé Wilson,

Muito obrigado pelo seu comentário e elogios, fiquei muito feliz e lisonjeado com eles, e agradeço por contribuir com o blog, pois representa muito. Pode deixar que o abraço será dado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...