Páginas

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Venda de Voto

De 1937 à 1945 o Brasil viveu uns dos períodos mais tristes de sua história, foi o período ditatorial; ou seja, foi um período onde as pessoas viviam sobre repressão, onde não podiam falar, não podiam criticar, não podiam expor sua maneira de pensar sobre determinados assuntos, ou pelo menos não deviam. Digo pelo menos não deviam, porque muitos lutaram contra essa opressão; artistas, intelectuais, estudantes, políticos, trabalhadores, homens e mulheres, brasileiros, como eu e você. Lutaram pelo direito de falar, de criticar, de expor opiniões, lutaram pelo direito ao voto, pela democracia que temos hoje, eles lutaram pela liberdade; e por lutarem por tais direitos, muitos artistas, intelectuais, estudantes, políticos, trabalhadores, homens e mulheres, muitos brasileiros, foram expulsos de seu próprio país, muitos arrancados de suas casas, presos e barbaramente, e covardemente, torturados e mortos; muitos filhos, crianças, como seu filho, sobrinho, irmãozinho ou alguma criança que você conhece, foram abrigados a ver seus pais sendo torturados; muitas famílias perderam entes queridos e não tiveram, sequer, o direito de enterrá-los, de saber seu paradeiro, muitas pessoas sofrem até hoje pela perde de um filho, de uma esposa, de um irmão, de um amigo que desapareceu naquele período.

E é graças a essas pessoas que eu tenho a liberdade de escrever esse texto, é graças a essas pessoas que temos o direito de escolher, votar e eleger um presidente, por exemplo, é graças à luta dessas pessoas que temos pleno direito de exercer nossa cidadania. Infelizmente muitos vendem seu voto, em troca dinheiro, cimento, cestas básicas ou tijolos. Se você costuma fazer isso, eu quero ti dizer que você não é melhor que um político corrupto, um ladrão ou um assassino, pois quando você vende seu voto, você rouba o direito de um futuro melhor para esse país, e ao mesmo mato milhares pessoas, pois se pessoas morrem de fome, de frio, de bala perdida, ou se perdem nas drogas, a culpa é nossa, que votamos errado, que não cobramos de nossos lideres políticos o que eles propuseram, a culpa é sua, que se vendeu como uma prostituta se vende (aliás, é pior, pois o corpo é dela e só diz respeito a ela, mas o voto diz respeito a todo país), por interesses egoístas, sem pensar nas pessoas que morrem todo dia no Brasil. E se você vende seu voto e ainda se diz cristão, eu quero dizer que você é um hipócrita e um mentiroso, pode até mentir para o próximo, mas se lembre que antes engana à si mesmo; pode ir ao culto e a missa, com o terço na mão e a Bíblia debaixo do braço, mas não enganará à Deus, que não vende entrada para o Céu, como você vende seu voto.

Antes de vender seu voto pense nas vidas que se perderam para que nós pudéssemos votar, respeite a memória dos que morreram e o sofrimento dos que perderam um ente querido ou um amigo, pense no Brasil. Pense nisso, vote consciente.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...